Depressão pós parto em homens – Canal Ser Pai

Sociedade Educativa Recreativa Pai

A paternidade é um estilo de vida

Sociedade Educativa Recreativa Pai

A paternidade é um estilo de vida

Depressão pós parto em homens

Esse post é meio tabu apesar de abordar um transtorno que atinge 1 em cada 10 homens. Não é fácil se adaptar a nova rotina, ao novo membro da família e se dar conta que sua vida e suas preocupações mudarão pra sempre. Quando minha filha nasceu foi a primeira vez que senti o peso de ter que carregar o meu coração fora do meu corpo. Me preocupei se amava ela como deveria, se teria como cuidar e educar ela da melhor maneira possível, além de todas as dúvidas com o lado profissional e amoroso.

Os casos de depressão pós parto nas mulheres é muito mais discutido e abordado pelas pessoas, existe até um remédio que os obstetras dão as novas mamães com o argumento que é para ajudar na produção do leite, mas que na verdade se trata de um antidepressivo. Mas por que o transtorno nos nos novos papais não é abordado durante o pré natal como forma de prevenção?

Você sabiam que os os homens estão mais propensos a apresentar os sintomas quando o bebê tem entre três e seis meses. A própria idade também conta: ser pai antes dos 30 anos aumenta os riscos. Os sintomas variam de homem para homem, mas tenha em mente que, se sua parceira estiver deprimida, você ficará mais propenso a estar também.

A depressão dela causará períodos de pressão no relacionamento de vocês. Alguns homens contam que ficam com a sensação de que tudo o que fazem parece ruim e que as mães não entendem nada do que eles querem dizer. Têm também a sensação de que ninguém liga para eles.

Diante disso, é normal ficar com a autoestima prejudicada e se sentir cada vez mais impotente com a situação, principalmente no caso de pais de primeira viagem. A depressão é acompanhada de desânimo na maior parte do tempo. Também é comum perder o prazer com as coisas que antes amava, como o papo com os amigos ou o futebol do fim de semana. A tendência é às vezes ter vontade de sumir.

Veja a seguir alguns outros sintomas comuns da depressão pós-parto masculina:

  • Falta de vontede de se socializar
  • Mudanças no apetite (geralmente falta)
  • Dores sem motivo aparente
  • Ansiedade e preocupação
  • Queda no desempenho profissional
  • Falta de interesse em sexo
  • Exaustão
  • Insônia

Se você tiver um desses sintomas, tente lembrar desde quando começou. Todo mundo tem um dia ou outro daqueles que dá vontade de mandar tudo para o espaço. Por outro lado, se essa sensação não passar e perdurar por mais de duas semanas, é possível que você tenha depressão pós-parto, algo diferente da melancolia pós-parto masculina.
Para ver a matéria completa clique aqui.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Outras postagens