Ator Pedro de Oliveira reuniu amigos para produzir e gravar os episódios.
Namorada Milene deve dar à luz até novembro: ‘Vai chegar cheia de amor’
Quando soube que a namorada Milene Zardo estava grávida, Pedro de Oliveira foi logo pesquisar sobre a tarefa de ser pai. Foi em março deste ano. Porém, teve dificuldades. A maioria das informações eram relacionadas às mães. As dicas que ele encontrou sobre a paternidade eram superficiais. Imediatamente o ator gaúcho teve uma ideia: criar uma série em vídeos para trocar informações. O objetivo é aprender junto com outros pais ao longo dos episódios.
O primeiro vídeo da série “S.E.R Pai – Sociedade Educativa Recreativa” foi publicado no dia 30 de julho. Nele, Pedro visita um amigo que é pai de bebês gêmeos. Aprende a dar banho, trocar fraldas e roupinhas. As imagens mostram o passo a passo com comentários bem-humorados.
a dar banho em bebês (Foto: Waldomiro Aita)
Durante a gravação, o pai dos gêmeos avisa que é comum os bebês fazerem xixi ao serem trocados. E ensina um macete para prevenir “acidentes”. Mas em certo momento, Pedro vira alvo e tem a camiseta carimbada. “Bem-vindo ao mundo paterno! Cartão de visitas”, diz o amigo Kauê, aos risos.
Situações que começam a ser vividas e que, neste Dia dos Pais, aumentam a ansiedade de Pedro. Por enquanto, ele curte o bebê na barriga da namorada. A previsão é de que Milene dê à luz entre outubro e novembro. Ana foi o nome escolhido para a filha do casal, por sugestão da mãe.
“Chamei uma equipe de amigos para fazer um programa que seria para televisão. Mas estávamos com tanta ansiedade para colocar em prática, que decidimos colocar na internet e começar a alimentar, ter seguidores e ver como o pessoal recebe isso tudo”, conta Pedro ao G1. Para a surpresa dele, o resultado veio rápido. Dois canais de TV já demonstraram interesse na série.
A namorada de Pedro também adorou a ideia. “Ela viu que eu ia aprender muita coisa para poder ajudar ela”, comenta o ator, que quer ser um pai participativo. “Hoje em dia os homens não só devem, mas querem participar mais da criação dos filhos, e o S.E.R Pai se propõe a ser um catalizador de informações sobre paternidade”.
O futuro pai formou uma equipe de amigos para produzir os episódios. Juliano Carpeggiani é o diretor, Daniela Menegotto e Larissa Bermudez são produtoras, Gibran Dipp é o roteirista, Waldomiro Aita faz a direção de fotografia, e Rodrigo Krindges a edição dos vídeos. Isso sem contar os profissionais envolvidos com trilha, design gráfico, pesquisa de arquivo, montagem e finalização.
Todos eles com alguma experiência em audiovisual. Nenhum especialista em cuidados com bebês, como um médico pediatra, por exemplo. Mas a proposta, segundo Pedro, é justamente mostrar a rotina de outros pais e promover um debate.
chegada de Ana (Foto: Waldomiro Aita)
“O que importa é a troca de informações. Não queremos ser os donos da verdade, cada um cria seu filho à sua maneira. O que propomos é um local para trocar informações, debater. Vamos dar dicas, sugestões, sempre deixando aberta a participação”, completa.
E a resposta tem sido animadora, diz Pedro. Segundo ele, muitas mulheres também assistem e gostam do conteúdo. “Elas chamam seus namorados, maridos, seus filhos para darem uma olhada, está muito bacana. Os comentários são bem interessantes”, comemora. “Na verdade eu também estou aprendendo. Nosso projeto quer responder, afinal, o que é ser pai?” Toda a produção está sendo bancada pela própria equipe.
Além dos episódios da série, a página também publica vídeos curtos sobre diversos assuntos, como o dia em que Pedro ouviu pela primeira vez o coração da filha batendo durante o exame de ultrassonografia de Milene. Ainda é possível acompanhar fotos no Instagram @canalserpai.
Episódio especial para o Dia dos Pais
Na quinta-feira (6), às vésperas do Dia dos Pais, foi publicado o segundo vídeo. Pedro e sua equipe mostram o amor de dois pais ao filho adotado. “João nasceu do coração” foi o nome dado ao episódio. “É um amor, assim… Tu não tem noção de que um dia tu podes conseguir amar alguém dessa forma”, diz no vídeo o pai Lucimar Quadros sobre o filho João.
Pedro viu na história de Lucimar e Rafael, casal homoafetivo que adotou uma criança e vive em Gravataí, Região Metropolitana de Porto Alegre, uma bela homenagem para a data. Afinal, o amor de pai, neste caso, é em dobro. O episódio fala, basicamente, de amor. E a boa aceitação do público tem sido gratificante. Conforme o ator, até o momento não foram publicados comentários preconceituosos.
“Como a página se posiciona como um local aberto, que aceita todas as diferenças, e a gente tem posicionamento bem claro, vamos bater de frente. Não vamos aceitar nenhum tipo de preconceito”, ressalta o ator.
E assim, Pedro vai abrindo um caminho com obstáculos, mas também cheio de emoções e alegrias. Com ajuda e lições de amigos e desconhecidos, ele vai “descobrindo junto com todo mundo” o que é ser pai. A única certeza dele e de Milene é de que Ana chegará ao mundo “cheia de amor”, conclui.